Arquivo do blog

Postagens populares

terça-feira, 17 de maio de 2011

Vegetação

A vegetação da cidade também é caracterizada pela existência de uma grande quantidade de ipês roxos e amarelos que dão um toque especial à paisagem da cidade durante a floração de final de inverno.

O principal rio do estado é o Paraná, sendo que o município de Curitiba localiza-se à margem direita e a leste da maior sub-bacia do rio Paraná, a bacia hidrográfica do rio Iguaçu. Os principais rios que constituem as seis bacias hidrográficas do município são: rio Atuba, rio Belém, rio Barigui, rio Passaúna, ribeirão dos Padilhas e rio Iguaçu, todos com características dendríticas de drenagem.

Pode-se constatar que a maior bacia hidrográfica de Curitiba é a do rio Barigui, que corta o município de norte a sul e perfaz um total de 139,9 km².Ao sul do município tem-se a menor bacia hidrográfica de Curitiba, a do ribeirão dos Padilhas, com 33,6 km² de área. Devido ao relevo de Curitiba possuir predominância de maiores altitudes ao norte do município, todas as seis bacias hidrográficas correm para o sul do município, indo desembocar no principal rio de Curitiba, o Iguaçu, que por sua vez irá desaguar no rio Paraná, no oeste do estado.

Em razão de certas particularidades, as chuvas costumam ocasionar cheias consideráveis nos rios de Curitiba, causando enchentes regulares, o que é constante motivo de preocupação para a população e a administração pública.Atualmente, após uma série de estudos sobre os cursos de água locais, quase todos os rios estão em processo de canalização.

Ipês-amarelos florindo no fim do inverno na Praça Rui Barbosa.Curitiba está situada no domínio vegetacional denominado floresta ombrófila mista, composto por estepes gramíneo-lenhosas pontuadas por capões de florestas com araucária, além de outras formações, como várzeas e matas ciliares. Na vegetação local ainda aparecem remanescentes do pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia), que resistiram à ação civilizadora dos tempos atuais. As araucárias estão em bosques particulares e públicos, agora protegidas pela legislação ambiental que impede a sua derrubada. A área verde da cidade é de 51 m² por habitante.

8 comentários:

  1. amei e legal e te dar varias dicas eu recomendo e muito !!!

    ResponderExcluir
  2. amei e legal e te dar varias dicas eu recomendo e muito !!!

    ResponderExcluir
  3. bvrfteyh9 uht9usdh9-t7geahjrfeqg9-r7esatgr7wu´rfwedb-=quGED-767SARBEWQY8VCASZ;='27fwerfg7e4q2rf6yaUh['1rh34[0tgr;fg-w=39829122]fmtr3h-io

    ResponderExcluir
  4. eu achei interessante sobre esse blog

    ResponderExcluir
  5. amei faz mais coisas plis e pro meu trabalho da escola

    ResponderExcluir